Confesso que não foi fácil achar alguma literatura oficial que conta onde começou o trail running? Mas um site me chamou atenção com duas possíveis e bem prováveis história do começo desta modalidade que hoje conhecemos como trail running ou corrida de montanhas.

E faz sentido por que essa modalidade faz confusão na cabeças dos atletas quando se refere trail running e corrida de montanha.

História

Rei Malcolm Canmore século XI. Imagem Internet

O primeiro relato desta competição aconteceu no século XI, quando o Rei Macolm Canmore, da Escócia, organizou um evento de corrida nas colinas locais, o mais forte e mais ágil dos homens seria o mensageiro do reino. Como nessa época a natureza não sofria tanto com a degradação dos homens, e as colinas eram bastantes arborizadas faz jus os nomes de trail e corrida de montanha.

 

 

 

O segundo relato, que também vale ser considerado como verídica do início das corridas em trilhas, também aconteceu  no Século XI, remete a pastores do Norte da Inglaterra, que apostavam corridas nas montanhas por pura diversão.

Região Norte da Inglaterra já na divisa com a Escócia. Foto Internet

Dez séculos se passou e as corridas se tornaram mais frequentes e organizadas com regularidade na região de Cumbria, Reino Unido, por lá eles utilizavam muito o termo fell para designar montanhas e morros, isso explica porque as corridas são chamadas de Fell Running (corrida de montanha).

Cumbria nos tempos atuais ainda atrai os corredores do mundo todo. Foto Divulgação

A referência a esta provável origem está no documentário “Of Fells and Hills”, onde o escritor, fotógrafo e corredor, Richey Gates, viajou para o Reino Unido para explorar e descobrir a história, a cultura e as lendas desse tipo de corrida.

Com isso podemos afirmar que foi no século XI e foi no antigo continente, mas preciso no Reino Unido que nasceu o Trail Running e a Fell Running.
Ainda na história desta modalidade, o trail running moderno apareceu bem mais tarde, por volta de 1.820, ainda nas Ilhas Britânicas, como uma modalidade incluída em festas e jogos regionais. Por mais de 150 anos esteve restrito a estes eventos e viu um de seus primos, o cross-country (corrida em circuitos fechados, sem pavimentação) se popularizar bastante.

A primeira corrida oficial, já com o nome atual, aconteceu em 1977 e reuniu dezesseis atletas, sendo que somente três a concluíram.

Em julho de 2013, nascia a ITRA (International Trail Running Association), que por objetivo de dar voz às partes envolvidas na corrida de trilhas e promover seus valores fortes, sua diversidade, a segurança das corridas e a saúde dos corredores, bem como o desenvolvimento do trail running e garantir um diálogo construtivo entre os organismos nacionais e internacionais com interesse no esporte.

contribuiu site 30tododia.com.br

e site itra.run 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Seu nome