Foto divulgação XTERRA

Foi no último final de semana, 09 e 10 de fevereiro que a edição do Xterra Tour 2019 começou, e Mangaratiba foi o palco do maior evento off-road do mundo com a etapa Costa Verde.

A novidade desta etapa ficou por conta do XTERRA Aquathlon, novidade em que os atletas misturam dois esportes, a natação e a corrida.

Foto Divulgação XTERRA

O Xterra atraiu mais de 2 mil pessoas na nesta primeira edição, entre atletas e espectadores, para as modalidades de trail run em três distâncias (5k, 10k, e 21k), aquathlon (1k natação + 5k corrida), triathlon (750m natação + 18,5k mountain bike + 5k corrida), swim challenge em duas distâncias (1,5k e 3k) e corrida kids para a criançada de 1 a 14 anos.

O local do evento é o famoso Portobello Resort & Safári, com a decoração em harmonia com a natureza, oferecendo total conforto e situado de frente para a baía da Ilha Grande.

Esporte outdoor

Foto divulgação XTERRA

Pra quem esta cansado das provas no asfalto e cidades o XTERRA é uma excelente opção para quem gosta de natureza, mato e barro. Inclusive aos triatletas.

Cercado por montanhas e com uma área de 300.000 m² para seu safári, o hotel comporta dezenas de espécies de animais, como zebras, antílopes, capivaras, búfalos, primatas e diversas aves coloridas.

O cenário é perfeito para sediar um XTERRA e por tudo isso, a edição de Costa Verde é tida como uma das favoritas do público.

O conceito do XTERRA é usar o esporte praticado na natureza para criar momentos divertidos em família, proporcionando inclusive uma viagem turística.

Os percursos de triathlon e corridas permitem a observação das espécies, inclusive.

Mas há também o lado competitivo, onde atletas profissionais brigam pelo título nacional no fim do ano.

Triathlon

Foto divulgação XTERRA

As regras e termos que os triatletas devem obedecer em todas as etapas do XTERRA.

Área de transição: Para segurança do atleta, não será permitido o uso de mochilas dentro da área de transição. Só é permitido o uso de saco transparente.

Tipo de BIKE: É obrigatório o uso de bicicleta do tipo Mountain Bike. Não é permitido o uso de bicicleta do tipo speed, com propulsão elétrica, propulsão assistida, com propulsão a dínamo ou qualquer equipamento similar a motor.

Roupa de borracha:
Permitido – temperatura da água entre 16°C e 24.5°C.
Obrigatório – temperatura da água abaixo de 16°C.
Proibido – temperatura da água acima de 24.6°C.

Próximas etapas

Foto divulgação XTERRA

O XTERRA é apresentado pelo SESI e tem oito das dez etapas já confirmadas. Além da etapa Costa Verde, estão confirmadas: Brazil em Ilhabela (11 e 12 de maio), Praia do Forte na Bahia (8 e 9 de junho), Agulhas Negras em Resende (13 e 14 de julho), Itaipava em Petrópolis (24 e 25 de agosto), Estrada Real em Tiradentes (28 e 29 de setembro), Indaiatuba (2 e 3 de novembro) e Búzios (30 de novembro e 1º de dezembro).

Sobre o XTERRA

O XTERRA nasceu em 1996, no Hawaii, criado pelo então atleta Tom Kiely, como a primeira prova de triathlon off-road do mundo.

A partir de então a prova se internacionalizou e hoje está presente em mais de 40 países na Ásia, América, Europa, Oceania e África.

No Brasil, o XTERRA começou em Ilhabela (SP), em 2005, apenas com a prova de triathlon off-road, com aproximadamente 300 atletas e então pouco conhecida entre os brasileiros, mas com muita energia para crescer.

Uma das etapas do circuito XTERRA no Brasil é escolhida para ser classificatória para o XTERRA World Championship, que acontece na ilha de Maui, no Hawaii e reúne os melhores atletas do mundo. O XTERRA Brazil distribui 50 vagas para os mais bem colocados triatletas por faixa etária, masculino e feminino, para a grande final com a nata do triathlon off-road mundial.

São reunidos 800 atletas de 32 países para disputar em um percurso extremamente desafiador no terreno vulcânico da ilha americana.

O XTERRA BRAZIL TOUR é hoje um festival de esportes off-road que agrega toda a família para um final de semana de muita diversão, muita adrenalina e, principalmente, contato com a natureza, em lugares maravilhosos do nosso país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentário
Seu nome